Mitos e Verdades sobre o High School

9 de maio de 2018

Fazer um intercâmbio para algum país diferente é um sonho que está presente na vida de muitos jovens e adultos do Brasil e do mundo e este desejo vem aparecendo na vida das pessoas cada vez mais cedo. Seja pelo crescimento pessoal ou profissional, o objetivo principal é aprender um novo idioma e descobrir novas vivências e culturas.  Mas além de todos os benefícios, o intercambista estará entrando em uma aventura em que conhecerá lugares incríveis, além de conhecer pessoas especiais.

Mas mesmo com tanta discussão e facilidade de pesquisar sobre o assunto, é comum encontrar dúvidas e inseguranças de pais e filho sobre o tema. Para ajudar que essa ideia se concretize o mais rápido possível separamos os principais mitos e verdades quando o assunto é High School.

 

“Adolescentes são muito novos para fazer intercâmbio”

MITO. O objetivo do programa é cursar o Ensino Médio no exterior, logo, a idade dos alunos variam entre 14 e 18 anos. Esta experiência nesta fase da vida, é um oportunidade para amadurecer e ter mais confiança em si mesmo. O tempo de permanência pode variar de um semestre e um ano letivo. No entanto, é importante que o aluno curse todas as matérias exigidas pela Secretária da Educação no Brasil, pois este será o método de validação do currículo escolar cursado durante o intercambio.

“É preciso ser independente e responsável para fazer intercâmbio”

VERDADE. Por estar longe do seu país de origem e longe dos pais é importante que o estudante seja responsável e independente. Então, para que tudo saia de acordo, o aluno precisará manter uma rotina organizada, conciliar os estudos, atividades e tarefas da escola com a nova vida em outro país. Estar entre um grupo é importante para a adaptação a uma outra cultura e para aproveitar os momentos com os novos amigos.

“Quem faz intercâmbio perde o ano letivo no Brasil”

MITO. Como citado anteriormente, é possível estudar em outro país sem atrasar o Ensino Médio no Brasil. Para isso, converse com a direção da sua escola brasileira sobre o intercambio e organize sua grade curricular de acordo que o histórico escolar seja aceito aqui no Brasil para que não tenha problemas quando voltar. Se tudo for planejado com antecedência e calma, o aluno terá uma experiência incrível!

“É necessário dominar a língua estrangeira”

VERDADE. Para que o intercambio seja eficiente é preciso de duas coisas principais: Um bom histórica escolar e que o aluno entenda o idioma estrangeiro para acompanhar as disciplinas cursadas no exterior. Assim, se o aluno compreender os principais aspectos da língua já é o bastante, pois as escolas não exigem que o estudante seja fluente no idioma. Geralmente, o aluno é submetido a uma avaliação para determinar sua fluência no idioma.

Leia também:

“Intercâmbio é só diversão”

MITO. Tudo vai depender do foco do estudante, é preciso que ele tenha em mente que o período no exterior não anula sua rotina escolar, pelo contrário, ela está totalmente inserida nela, principalmente dentro da fase tão importante para seu futuro como é o Ensino Médio. É preciso que as regras da escola sejam respeitadas, assim como as da hospedagem, seja em casa de família ou residência estudantil. Por isso que a responsabilidade é tão importante nesta fase, o melhor é manter o equilíbrio entre as tarefas do dia a dia e os momentos de diversão.

“Imersão total na cultura e no idioma do país”

VERDADE. O intercâmbio é um oportunidade excelente para o estudante conhecer novas cultural, pessoas do mundo todo e aprimorar ou aprender um novo idioma, além de praticar diariamente no meio do convívio social, aprendendo a lidar as diferenças e compreendendo mais sobre a empatia e resiliência.

“A saudade da família pode atrapalhar o intercâmbio”

MITO. É comum a saudade do apoio emocional e da presença da família, mas é importante que esse não seja o obstáculo que impeça o adolescente de aproveitar e aprender com a oportunidade. Uma forma de lidar com a distância é usar e abusar da tecnologia combinando momentos para conversar e contar as novidades para a família. As atividade são tantas e as experiências são enormes que os jovens conseguiram enfrentar a saudade com facilidade.

E então, tudo pronto para desvendar esse mundão todo enquanto aprende? Pesquise o programa que mais combina com você, converse com quem já passou por essa experiência e descubra um novo caminho para percorrer.

 

Vai tirar seu Visto Americano ou Canadense? Entre em contato com a Qualvisa clicando AQUI.

Central de Atendimento

Atendimento de Segunda a
Sexta de 8:30h as 17:30h

0800 591 2670
(Somente para telefone fixo)

 

Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
CEP: 01311-200

Fale Conosco

    Central de Atendimento

    Atendimento de Segunda a
    Sexta de 8:30h as 17:30h

    0800 591 2670
    (Somente para telefone fixo)

     

     

    Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
    CEP: 01311-200

    Receba Nossas Novidades

      Qualvisa Assessoria é uma empresa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada. Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão

      Mercado Pago SSL - Dados Criptografados - Site Seguro
      MasterCard Visa Elo AmericanExpress Hypercard Hiper Diners Cabal GrandCard BrasilCard Sorocred ValeCard Mais! FortBrasil Aura PersonalCard Banese Policard Bradesco Itaú Banco do Brasil Banrisul Boleto

      Copyright © 2012 - 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A QUALVISA SOLUÇÕES EM TURISMO LTDA | CNPJ 14.816.189/0001-08. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui exposto de acordo com a Lei nº. 9.610/1998.