Tudo o que você precisa saber para se preparar para a primeira aplicação do visto americano

11 de janeiro de 2018

Mesmo depois de passar pela etapa de preencher todos os formulários obrigatórios, a entrevista é outra fase que provoca muita ansiedade na pessoa que planeja passar as férias nos Estados unidos: “O que raios vou responder na entrevista do visto? Quais as perguntas?”

Antes da entrevista do visto americano

Se você chegou até a entrevista, acredite, você já passou pela parte mais chata do processo. Então, o primeiro passo é lembrar-se do básico: fique calmo. O turismo é um dos fatores que fazem a economia girar e nós, os brasileiros, somos consumistas, estamos entre os mais queridos pelos países. Nos Estados Unidos não é diferente, eles querem que você vá e aproveite consumindo em seu território.

A entrevista do visto veio ao mundo para garantir que você vá aos Estados Unidos para passar suas férias, e não para ficar como um imigrante ilegal ou para exercer qualquer atividade que afete negativamente o país. Se nenhuma dessas seja a sua intenção, fique tranquilo. Você apenas precisa mostrar para o funcionário do Trump que suas intenções são verdadeiras. E para acalmar os ânimos, falaremos em números: o índice de aprovação do visto é de aproximadamente 96%.

O que devo levar para a entrevista?

Para não fazer parte dos 4% da estatística negativa, esteja preparado. Os documentos exigidos são:

  • Passaporte válido e com no mínimo seis meses de validade
  • Página de confirmação do DS-160 (o grande formulário que preencheu para solicitar o visto)

Aliás, vale levar toda documentação que comprove seu fato durante a entrevista, como seu holerite e os seus laços com o Brasil. Veja alguns exemplos:

  • Extrato Bancário dos últimos três meses
  • Comprovantes de renda (seu ou de quem vai custear a viagem, com uma carta que comprove isso)
  • Carta da empresa em que você trabalha, Carteira de Trabalho, crachá de funcionário (se conter)
  • Provas de que você possui posse no Brasil (documento do carro, contrato da casa onde você mora)
  • Provas de que você pretende voltar ao Brasil (matricula escolar ou faculdade, por exemplo)

É bom lembra que esses documentos não são obrigatórios e essa não é uma lista definitiva. A ideia ter como provar sua intenção de só fazer turismo nos Estados Unidos. Se você for um profissional autônomo, neste caso não terá como levar os comprovantes de um empresa, sendo assim, reforce seus comprovantes de renda e leve seus contratos, documentos da empresa e algo do tipo.

Leve seus documentos organizados em uma pasta de uma forma que os encontre rapidamente, caso necessário. Possivelmente você não terá que mostrar nada durante a entrevista, mas você estará mais seguro se estiver com esses documentos em mãos.

Além dos documentos que você levará, tenha em mente o que você não pode levar: mochilas, aparelhos eletrônicos e objetos cortantes. Logo, deixe tudo isso em casa ou então você precisará pagar um guardar no comércio ao redor do Consulado. Muitas vezes os preços são altos.

Quais perguntas costumam serem feitas?

Isso varia de entrevistador para entrevistador e, claro, do seu estilo de vida. Mas destacamos as mais comuns:

  • Quando você pretende viajar?
  • Quais lugares pretende visitar nos Estados Unidos?
  • Quantos dias pretende ficar?
  • Você já esteve no exterior?
  • Você tem algum parente ou conhece alguém nos Estados Unidos?
  • Qual sua profissão?
  • Quanto você ganha?
  • Como vai pagar a viagem?

Geralmente as entrevista são em português, então não se preocupe se seu inglês não for bom. Tudo costuma ser muito rápido, as entrevistas costumam durar menos de 5 minutos, então aproveite bem esse tempo e não se esqueça da sua tarefa: mostrar ao entrevistador que seus interesses nos Estados Unidos são verídicos.

Como se portar na entrevista

Despois da espera na fila, você será direcionado para a entrevista. Procure estar calmo e tente ignorar o tempo que passou na fila. A regra principal é muito simples: Não minta. Jamais. Se você mentir ou acabar caindo em contradição, possivelmente seu visto será negado. Esse é o propósito da entrevista – comprovar se o que você declarou no formulário é verdade. Então procure sempre ser direto e responder exatamente o que te perguntam. Além de não mentir, tome cuidado para não esquecer de nada e acabar entrando em contradição o que você disse no formulário, por isso é essencial que você esteja calmo.

Além de tudo isso, seja natural. Esteja bem vestido, seja educado, simpático, mas sem extrapolar. E sabe aquele monte de papel que você separou? Mostre apenas se o entrevistador solicitar. Caso contrário, deixe-os dentro da pasta.

Meu visto foi negado. E agora?

Se você fez parte da estática negativa e teve seu visto negado, tudo bem, acontece. Lembre-se que nem sempre eles justificam o motivo de terem recusado seu visto, então mantenha a calma e procure entender o que aconteceu de errado. Você pode começar todo o processo novamente e tentar solicitar o visto de novo até mesmo na semana seguinte. E claro, terá que pagar a taxa outra vezes.

Mas antes de tentar novamente, faça uma análise e repense qual foi seu erro. Faltaram documentos necessários? Você não tem comprovação de renda? Caiu em contradição durante a entrevista? Mentiu? Descubra e resolva o problema fazendo diferente na próxima entrevista. Se tudo ainda continuar dando errado, repense sua viagem, procure países e destinos novos, conheça outros lugares e descubra um trajeto diferente.

 

Meu visto foi aceito. E agora?

Meus parabéns! Seu passaporte ficará no Consulado por alguns dias e depois será devolvido para o endereço que você indicou ou ficará disponível no CASV (você escolhe isso durante o processo de solicitação do visto). Se você precisar busca-lo, lembre-se que a proibição de entrada de mochilas e eletrônicos permanece.

De resto, prepare suas malas e não deixe de ler todas as nossas dicas para as viagem aos Estados Unidos.

Vai solicitar seu visto americano? Solicite seu visto com a gente! Entre em contato com a Qualvisa clicando AQUI

 

Central de Atendimento

Atendimento de Segunda a
Sexta de 8:30h as 17:30h

0800 591 2670
(Somente para telefone fixo)

 

Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
CEP: 01311-200

Fale Conosco

    Central de Atendimento

    Atendimento de Segunda a
    Sexta de 8:30h as 17:30h

    0800 591 2670
    (Somente para telefone fixo)

     

     

    Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
    CEP: 01311-200

    Receba Nossas Novidades

      Qualvisa Assessoria é uma empresa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada. Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão

      Mercado Pago SSL - Dados Criptografados - Site Seguro
      MasterCard Visa Elo AmericanExpress Hypercard Hiper Diners Cabal GrandCard BrasilCard Sorocred ValeCard Mais! FortBrasil Aura PersonalCard Banese Policard Bradesco Itaú Banco do Brasil Banrisul Boleto

      Copyright © 2012 - 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A QUALVISA SOLUÇÕES EM TURISMO LTDA | CNPJ 14.816.189/0001-08. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui exposto de acordo com a Lei nº. 9.610/1998.