Os cartórios brasileiros conseguiram dar início ao processo para emissão de passaporte e carteiras de identidade aos cidadãos. O Distrito Federal dever ser a primeira unidade a receber o serviço.
Segundo as informações divulgadas pela Agência Brasil, cada cartório está encarregado do serviço. O convenio para emitir passaportes deve ser fixado entre a Policia Federal e a Associação nacional dos cartórios de registro natural. Quanto aos RGs, é preciso que a associação local protocolize a relação com a Secretaria de Segurança Públicas (SSP) de cada estado.
A proporção que autoriza os cartórios a prestarem também esses serviços foi anunciada, no último dia 26 de janeiro, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir de então, boa parte dos cartórios já fizeram o pedido.
No DF, a expectativa é que o sistema inicie os trabalhos em três meses. Logo após, ele será praticado em outros estados.
Segundo o Juiz auxiliar da corregedoria Marcio Evangelista afirma que a medida não afeta a confiabilidade do passaporte brasileiro. A ideia é ter um ambiente a mais para colher as informações dos cidadãos.
“A Polícia Federal continuará responsável por emitir o passaporte. O convênio só permitirá o compartilhamento do cadastro de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que apenas colherão as digitais e confirmarão para a Polícia Federal a identidade de quem solicitar o documento”, explicou.
Hoje, para tirar o passaporte, é preciso agendar a data de atendimento pela internet em postos da Policia Federal, além de pagar uma guia de recolhimento.
Renovação de Passaporte
Com a nova norma, o serviço de solicitação de renovação dos passaportes também serão efetuados pelos cartórios de registro civil. No entanto, para ter acesso a esse serviço será necessário o pagamento de uma taxa extra.
Vai emitir seu passaporte? Entre em contato com a Qualvisa clicando AQUI
Copyright © 2012 - 2024 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A QUALVISA SOLUÇÕES EM TURISMO LTDA | CNPJ 14.816.189/0001-08. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui exposto de acordo com a Lei nº. 9.610/1998.