o que fazer se perder passaporte

Perdi meu passaporte, o que fazer?

4 de dezembro de 2018

Passaporte é o seu principal documento de identificação fora do país, então, em caso de perda, é preciso agir rápido. Já que, todos os anos, por mais que as fiscalizações se atualizem, milhares de pessoas viajaram com passaportes roubados pelo mundo.

Então, logo que você percebe que seu passaporte sumiu ou foi roubado, o que você deve fazer?
Primeiro você precisa procurar a delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência (b.o), depois procure a embaixada (ou consulado) brasileira(o) no país – se não tiver um(a) onde você está, você terá que procurar em um lugar próximo – uma dica é sempre checar no site da Rede Consular o horário de atendimento para você não viajar a toa.

Se você já está no final da viagem e só precisa voltar para o Brasil, é possível na embaixada preencher um formulário da polícia federal, Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que te permite voltar para o Brasil, explicando o que aconteceu com seu passaporte e deixando claro que chegando aqui você vai fazer outro.

Se você está no meio da viagem e ainda tem muitos destinos no seu itinerário, com o boletim de ocorrência, um documento com foto e certidão de nascimento ou casamento, você consegue pedir outro com prazo rápido de entrega. Porém, existe um custo para isso e mais algumas taxas extras, claro que o valor é convertido na moeda do local onde você está.

Para evitar transtornos, uma dica importante é sempre deixar em um lugar separado do seu passaporte original, uma cópia autenticada do documento de identidade e da certidão de nascimento, e uma cópia simples do passaporte. Assim, mesmo que aconteça alguma situação inesperada, você já estará preparado para resolver, sem mais complicações.

Essa situação pode ser chata, mas quando você está preparado para as adversidades, fica mais tranquilo passar por isso. Então, prepare-se antes da viagem e aproveite!

Central de Atendimento

Atendimento de Segunda a
Sexta de 8:30h as 17:30h

0800 591 2670
(Somente para telefone fixo)

 

Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
CEP: 01311-200

Fale Conosco

    Central de Atendimento

    Atendimento de Segunda a
    Sexta de 8:30h as 17:30h

    0800 591 2670
    (Somente para telefone fixo)

     

     

    Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
    CEP: 01311-200

    Receba Nossas Novidades

      Qualvisa Assessoria é uma empresa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada. Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão

      Mercado Pago SSL - Dados Criptografados - Site Seguro
      MasterCard Visa Elo AmericanExpress Hypercard Hiper Diners Cabal GrandCard BrasilCard Sorocred ValeCard Mais! FortBrasil Aura PersonalCard Banese Policard Bradesco Itaú Banco do Brasil Banrisul Boleto

      Copyright © 2012 - 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A QUALVISA SOLUÇÕES EM TURISMO LTDA | CNPJ 14.816.189/0001-08. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui exposto de acordo com a Lei nº. 9.610/1998.