As principais dicas e informações sobre seguro viagem

10 de abril de 2018

Problemas de saúde são imprevisíveis e quando o assunto é esse, é sempre melhor prevenir do que remediar, pois de aventura e adrenalina já basta a viagem em si. Para tirar todas as dúvidas que são comuns surgir em viajantes de primeira viagem, preparamos um guia completo sobre seguros para auxilia-los no planejamento de viagem para desbravar este mundão todo.

O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário, oferecendo assistência médica em situações de doenças e/ou acidentes, cobrindo, inclusive, os custos de remédios e atendimento médico e odontológico. Geralmente, eles são válidos dentro do período e das normas de contratação do seguro. É indicado que seja contratado o seguro com, no mínimo, o mesmo tempo em que vai permanecer no país de destino, porém, como imprevistos e atrasos podem acontecer, é indicado que seja feito por mais dois dias, já a contratação pode ser feita em qualquer momento, até mesmo na véspera da viagem. Todo o contrato pode ser feito online no site da empresa. Procure ficar de olho na cotação da moeda estrangeira, uma vez que quase todos as empresas possuem o preço original da moeda do país de destino.

Seguro de viagem x assistência de viagem

O que diferencia os dois serviços é quem irá pagar no momento do atendimento, a assistência de viagem arca com todo atendimento dentro das normas contratadas pelo seguro adquirido. Para receber o benefício, é necessário que o turista entre em contato com a companhia contratada antes do atendimento, ela, por sua vez, indicará o local que abrange o caso e o contratante não precisa reembolsar nada para a seguradora. O ponto negativo do serviço é a falta de opção para escolher o local que será atendido, uma vez que, o viajante é obrigado a ser atendido pelo local que lhe foi indicado.

Por sua vez, no seguro de viagens, o viajante arca com todas os custos médicos, incialmente, para que após solicite o reembolso à empresa contratada, também dentro das normas contidas no contrato. Para que isso aconteça, o viajante precisa entrar em contato com a companhia e apresentar todos os documentos que comprove as despesas médicas, tais como, notas fiscais, comprovantes e laudos. O processo é burocrático e exige muita paciência, o que pode trazer possível dores de cabeça, no entanto, diferente da assistência de viagem, você tem a liberdade de escolher onde quer ser atendido.

É importante ficar atento que é capaz de contratar os dois serviços em um mesmo plano em diversas seguradoras. Para não passar aperto, exija todas as informações quando for contratar o serviço. Evite também dores de cabeça com a seguradora contratada, prefira seguradoras conhecidas e as que você tenha indicações de amigos e/ou familiares que já contrataram o serviço. Procure por pesquisas de satisfação e recomendações. Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco.

Veja Também

Seguro viagem no cartão de crédito

Muitos cartões de crédito, especialmente os de status platinum ou superior, oferecem o serviço de seguro viagem gratuitamente para seus clientes. No entanto, dependendo do cartão, há algumas obrigatoriedade no que diz respeito ao prazo do serviço, é comum que exigem que a compra da passagem aérea seja feita no próprio cartão, ou pelo menos a taxa de embarque, em outras poucas situações, o seguro é automático, não dependendo se a compra da passagem tenha sido feita em seu cartão ou não.

Benefícios

Normalmente, os seguros abrangem todos os atendimentos médicos, seja ele de urgência ou emergências, porém também oferecem outros benefícios fora do âmbito de saúde, como indenização em caso de perda de bagagem, atendimento jurídico e até translado de corpo em caso de morte. Veja aqui a lista completa:

– Atendimento médico e odontológico 24h;

– Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;

– Visita ao segurado hospitalizado;

– Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;

– Despesas farmacêuticas;

– Hospedagem após alta hospitalar;

– Remarcação de passagem para regresso;

– Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;

– Assistência funeral;

– Indenização no caso de morte;

– Indenização no caso de invalidez permanente ou total;

– Localização de bagagem extraviada;

– Indenização no caso de extravio de bagagem;

– Despesas jurídicas;

– Pagamento antecipado de fiança.

Se você é o tipo de turista que gosta de esportes radicais, outra vantagem da contratação do seguro viagem é a abrangência para acidentes a todos os tipos de esportes de risco, diferente da assistência que só cobre acidentes decorridos a prática de esqui. Neste caso, é possível que haja alteração na contratação do seguro.

Gostou das dicas? Se tiver outras dúvidas pode mandar para a gente!

Vai solicitar seu visto americano ou canadense? Fale com a Qualvisa clicando AQUI!

Central de Atendimento

Atendimento de Segunda a
Sexta de 8:30h as 17:30h

0800 591 2670
(Somente para telefone fixo)

 

Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
CEP: 01311-200

Fale Conosco

    Central de Atendimento

    Atendimento de Segunda a
    Sexta de 8:30h as 17:30h

    0800 591 2670
    (Somente para telefone fixo)

     

     

    Av. Paulista, 1765 – 7º Andar, Conj. 72 CV: 8522 – Bela Vista, São Paulo – SP
    CEP: 01311-200

    Receba Nossas Novidades

      Qualvisa Assessoria é uma empresa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada. Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão

      Mercado Pago SSL - Dados Criptografados - Site Seguro
      MasterCard Visa Elo AmericanExpress Hypercard Hiper Diners Cabal GrandCard BrasilCard Sorocred ValeCard Mais! FortBrasil Aura PersonalCard Banese Policard Bradesco Itaú Banco do Brasil Banrisul Boleto

      Copyright © 2012 - 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A QUALVISA SOLUÇÕES EM TURISMO LTDA | CNPJ 14.816.189/0001-08. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui exposto de acordo com a Lei nº. 9.610/1998.